Educafro é aprovada para enviar alunos pobres em projetos
de graduação para fora do Pais!
Mais informações compareça nas reuniões que acontecem todos os sábados
às 14 horas na sede da Educafro.
http://www.portaluniversidade.com.br/noticias...-ler/unesp-e-usp-vao-coordenar-projetos-de-intercambio-com-a-europa/6071
http://g1.globo.com/educacao/noticia/2013/07/unesp-e-usp-vao-coordenar-projetos-de-intercambio-com-europa.html
A Universidade Estadual Paulista (Unesp) e a Universidade de São Paulo (USP) tiveram projetos de intercâmbio aprovados pela Comissão Europeia e vão atuar como co-coordenadoras das iniciativas junto a instituições participantes do programa Erasmus Mundus, o maior projeto de mobilidade estudantil do mundo. As duas instituições foram aprovadas em uma chamada para projetos de cooperação entre instituições europeis e brasileiras, ou da América Latina, para 2013. O anúncio foi feito neste mês.
A Unesp participará da proposta IBrasil, que inclui ofertas de intercâmbio para alunos de baixa renda. A USP será co-ordenadora de um projeto que já tem 20 instituições parceiras e 14 associadas, segundo o Instituto de Estudos Brasil Europa (IBE).
De acordo com a assessoria de imprensa da Unesp, seu projeto terá como coordenadora europeia a Universidade de Lille. No Brasil, a Educafro e a Faculdade Zumbi dos Palmares participarão como parceiras-associadas e, terão, entre outras funções, ajudar na indicação de candidatos de baixa renda para o programa.
A iniciativa de incentivo à mobilidade tem financiamento de 3 milhões de euros (cerca de 9 milhões de reais), que inclui o valor das bolsas de intercâmbio.
Além de estudantes de graduação, poderão participar do projeto da Unesp estudantes de mestrado e doutorado, além de professores e funcionários. As áreas do conhecimento contempladas pelo programa são educação, engenharia e tecnologia. Além da co-coordenação da Unesp, essa iniciativa já tem como parcerias a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e a Universidade do Estado de Santa Catarina (UESC).
Cooperação acadêmica
No projeto da USP, segundo o IBE, que reúne atualmente 28 universidades brasileiras e europeias para fomentar a cooperação entre os países envolvidos, o foco será a cooperação acadêmica para apoiar a mobilidade de estudantes, pesquisadores e pessoal administrativo.
O programa também inclui as áreas das engenharias, de tecnologia, de educação e de formação de professores, e a co-coordenadora na Europa é a Universidade de Roma "La Sapienza", na Itália.
Na lista de parceiras europeias, segundo o IBE estão ainda instituições de Portugal, Alemanha, Croácia, Polônia e Reino Unido.
Ana Claudia Jacinto Sabino
Nutricionista - Personal Diet
Coordenadora da Juventude Educafro (Educação para Afrodescendentes e Carentes)
Coordenadora do MelaMinas (Coletivo de "Minas" Afrodescendentes)
Cell: +55 11 954782696 -Tim - E-mail : nutri.anaclaudia@gmail.com
Facebook: www.facebook.com/nutri.anaclaudia - Skype: nutri.ana
Twitter: @diva_aninha -Instagram: @aana_anaVer mais
Portal Universidade - www.portaluniversidade.com.br
As instituições tiveram projetos aceitos no programa Erasmus Mundus. Elas atuarão como co-coordenadoras com universidades da França e Itália.
Nenhum comentário:
Postar um comentário